NitTrans - NITERÓI TRANSPORTE E TRÂNSITO S/A

Balanço NitTrans, de 2013

- Depósito Público e remoção

   Na atual gestão, o Depósito Público foi transferido para a rua Benjamin Constant, n° 266, no Barreto; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 h às 18h. No entanto, em casos excepcionais, o horário pode ser estendido para que o contribuinte tenha tempo de reaver o veículo.

O telefone do Depósito Público é 26204369.


   Para retirar o veículo, é necessário o comparecimento do ‘proprietário’ com carteira de habilitação ou identidade e Certificado de Registro e licenciamento de Veículo atualizado.

A taxa de reboque é de R$ 124,10 e a diária; R$ 58,85.

   De janeiro a dezembro de 2013, o total de veículos que sofreram remoção (medida administrativa mais conhecida como reboque) é de 4761.  O Centro é o bairro de maior incidência: 1.171.  Depois, Icaraí; 1009. Ponta D’Areia: 463; Ingá: 362; Ilha da Conceição: 507.  O bairro com menor número é o de São Lourenço: um único veículo. 

- Agentes e operadores

   A NitTrans conta com 166 agentes, operadores e supervisores que trabalham em três turnos nas ruas: manhã, tarde e madrugada; além do regime de escala nos finais de semana e feriados.

   Agentes têm poder de autuação, medida inadequadamente chamada de multa. A NitTrans não multa mas autua. A multa é aplicada se não houver contestação da autuação num prazo de 30 dias após o recebimento da notificação de autuação ou o recurso da autuação for indeferido.

   Operadores orientam o trânsito sem poder de autuação.

- Regiões em números de autuações

   De janeiro a dezembro de 2013, foram registradas - por regiões -40.841 notificações de autuação. O Centro (Ponta D’Areia, Bairro de Fátima, etc.) teve 17.109 autos; a Zona Sul (Icaraí, Santa Rosa, etc): 18.758; região Oceânica (Itaipu, Camboinhas, etc.):2.037; Zona Norte (Fonseca, Barreto, etc.): 2.937.

   No Centro, a visc.do Rio Branco é a via com maior número de autuações: 2.529; na zona Sul; a Moreira César teve 2031; na região Oceânica, a av. Beira Mar: 375; na zona Norte: a via com maior incidência de autuações foi a Alameda São Boaventura com 1010. 

- Infrações mais frequentes.

   A infração mais frequente é ‘estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa de pedestre’, 10813; o estacionamento em horário ou locais com placa de proibição vem em segundo lugar: 8552. O primeiro representa 27,55% dos autos de infração, o segundo; 21,79%.  O avanço do sinal vermelho do semáforo representa 21,63% com 8489 autuações.

   Desde fevereiro, há um decreto proibindo a prática de carga e descarga em algumas vias.  A ‘circulação’ de caminhões é livre em qualquer horário mas a carga e descarga está restrita aos horários: de 6h às 10h, de segunda a sábado; de 16h às 20h, de segunda a sexta.   Desde que entrou em vigor, o decreto gerou 1418 autos de infração.

- Educação no trânsito.

   A NitTrans fiscaliza, autua mas está empenhada na Educação e temos um setor responsável por apresentações em escolas do município. Nas palestras (agora, com a presença do robô Matheus) regras de trânsito e noções de cidadania ao volante são transmitidas. Educando hoje; com certeza, o número de autuações no futuro cairá.

 

 

 

Outras Notícias

Nittrans autua e reboca veículos irregulares em ciclofaixas.

 

Foi realizada mais uma operação da Nittrans contra estacionamentos em locais proibidos. Desta vez, a equipe de reboque da autarquia autuou 14 motoristas e recolheu oito veículos que estavam estacionados na faixa destinada à ciclistas da cidade, onde por lei é proibida qualquer obstrução feita nas ciclofaixas de Niterói.

Continue Lendo
Em Destaque

Atenção: Mudanças no entorno do Túnel Ângela Fernandes

Niterói quer dar mais fluidez ao trânsito

- Meia Maratona Embratel.

Contas Públicas

2013

 

 

Educação para o Trânsito

A melhor representação dos índices de desenvolvimento de um país é a prioridade que este estabelece aos seus investimentos em educação pública. Países que mais investem em educação, ciência e tecnologia são justamente os que propiciam maior qualidade de vida a seus cidadãos. Evidentemente, essa qualidade se reflete também nos setores de tránsito e transporte. Continue Lendo...

Sobre a NitTrans

A NITTRANS - Niterói Transporte e Trânsito - é uma sociedade de economia mista de personalidade jurídica de direito privado criada pela Lei Municipal nº 2.283, de 28 de dezembro de 2005, tendo como acionista majoritário o Município de Niterói. Continue Lendo...