NITTRANS: 20 anos de história e compromisso com a vida!

28/12/2025

No dia 28 de dezembro de 2005, foi dada largada para a história da Niterói Trânsito S.A., na época Niterói Trânsito e Transportes. A responsabilidade era de planejar o trânsito da cidade e apresentar projetos de educação para a área, mas não parou por aí. Quando chegou aos 18 anos, em 2023, a NITTRANS se habilitou como entidade executiva de trânsito do Município de Niterói, a capacitando para aplicar as penalidades previstas na legislação da área.

 
Em 20 anos de história, os sinais de Niterói estiveram verdes para o planejamento, a coordenação, a regulamentação e a fiscalização do tráfego, do trânsito e do sistema viário municipal. A missão é clara, promover a qualidade de vida no trânsito através da educação e segurança viária para a população.

 
Com Engenharia de Tráfego e na Infraestrutura Viária, Niterói tem vias mais seguras, fluidas e acessíveis. A partir de estudos técnicos e intervenções nas vias, a mobilidade urbana foi qualificada e a sinalização renovada. Por meio de projetos de Educação para o Trânsito, a NITTRANS reforça os valores de respeito, responsabilidade, cidadania e empatia no trânsito. Seja nas escolas, nas ruas, ou nas empresas, a construção de uma cultura de paz no trânsito é um compromisso firmado.

 
As primeiras duas décadas de existência foram fechadas com chave de ouro pelo ano de 2025. Quem presenciou a criação da entidade se orgulha das responsabilidades que foram honradas, mas se surpreende com a eficiência que a NITTRANS atua. Neste ano, avançamos com propósito: pelos direitos ao bem-estar coletivo, à saúde pública, à fluidez, a um trânsito mais humano e pelos compromissos com a vida, com a cidade e com a população. O ano foi marcado por marcos históricos. A entidade esteve presente, pela primeira vez, no desfile de 7 de setembro e realizou o primeiro concurso público de sua história.

 
Não é preciso sair de casa para perceber a atuação da NITTRANS. As ruas estão mais silenciosas, a população não tem mais o descanso interrompido pelo som irregular das motos. Neste ano foram realizadas ações integradas contra motos barulhentas por toda cidade, com quase 4 mil motos abordas. As calçadas também estão mais livres. Durante o segundo semestre, as operações contra carros abandonados foram intensificadas e mais de 325 veículos foram removidos. A mobilidade dos pedestres foi garantida e a população ficou mais longe de focos de pragas, assegurando o direito à saúde.

Ao andar pelas ruas de Niterói, as transformações de 2025 se materializam nas novas placas. Um novo design, mais intuitivo e acessível, permite o entendimento das regras de circulação de forma instantânea e acessível, com cores diferentes para cada orientação. Os domingos ganharam um novo sentido depois da criação do Orla Viva, iniciativa inovadora que permite que as famílias ocupem a Orla de Icaraí para se exercitarem e aproveitarem os belos cenários que só a nossa cidade pode proporcionar. A NITTRANS atuou com o suporte técnico e com organização cirúrgica.

No final do ano o trabalho não parou. A cidade se movimenta ainda mais, ninguém resiste as praias da Cidade Sorriso. Para garantir a boa experiência dos visitantes e dos moradores, a Prefeitura estruturou, com apoio da NITTRANS, o Plano Verão, que oferece soluções para o aumento do fluxo de veículos e pedestres. O Centro de Controle Operacional (CCO) é parte fundamental nisso, dados em tempo real são fornecidos e permitem a adaptação imediatas das vias mais movimentadas.

O compromisso firmado há 20 anos é renovado todos os dias, em cada operador na rua, cada sinalização, interdição ou fiscalização. Seja em 2025, ou nos próximos 20 anos, a NITTRANS trabalha apenas com um único objetivo, garantir o seu maior bem: a vida.

Foto: Lydianne Diniz Carney