19/01/2026
A Prefeitura de Niterói lançou, nesta segunda-feira 19, a edição 2026 do programa Niterói por Elas e a campanha Carnaval sem assédio. O evento foi realizado no Auditório do Caminho Niemeyer e reuniu autoridades municipais, lideranças femininas e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
A cerimônia contou com a presença do presidente da NITTRANS, Nelson Godá, reforçando o envolvimento da empresa nas ações integradas de cuidado, segurança e respeito no espaço público.
Além do prefeito de Niterói e da ministra Márcia Lopes, participaram da cerimônia a vice-prefeita Isabel Swan; a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; a secretária da Mulher, Thaiana Ivia; e a titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Elisa Borboni, bem como outras autoridades municipais e lideranças femininas. Diante de uma plateia majoritariamente feminina, Rodrigo Neves abriu o evento destacando o caráter inovador do Niterói por Elas.
Para o presidente da NITTRANS, Nelson Godá, a campanha também dialoga com o trabalho diário realizado nas ruas da cidade. “Garantir mobilidade segura é também garantir que mulheres possam circular por Niterói com respeito, tranquilidade e sem medo. A NITTRANS atua integrada a essas políticas porque o cuidado com as pessoas começa no espaço urbano”, destacou.
“Não há nenhuma outra cidade no Brasil que tenha, dentro do seu planejamento estratégico, metas muito bem definidas para cada área da administração, com a prioridade da promoção da igualdade de gênero e da prevenção à violência contra a mulher. E é por isso que tenho certeza de que as mulheres de Niterói se sentem muito representadas nesse novo ciclo da administração municipal”, afirmou o prefeito.
A ministra Márcia Lopes parabenizou Niterói pelas iniciativas municipais em prol das mulheres, com destaque para a campanha “Carnaval sem assédio”.
“Parabéns por essa campanha! Vou levar o material e quero copiá-la, porque Niterói, sem dúvida, é um exemplo para o país. A cidade mostra que enfrentar a violência contra as mulheres não é discurso, é ação. E nós temos total compromisso ético e político com o fim da violência contra a mulher — de todas as violências, desde o xingamento, o empurrão, um tapa, até o feminicídio. E agora vou tomar também a ousadia de lançar a nossa campanha nacional de Carnaval nesta cidade: ‘Se liga ou eu ligo 180’”, disse ela.
O programa Niterói por Elas reúne ações transversais da Prefeitura voltadas à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra a mulher, reafirmando o compromisso do município com políticas públicas permanentes de proteção e respeito.