03/02/2026
A NITTRANS realizou, ao longo do mês de janeiro, uma série de ações integradas de fiscalização contra motos barulhentas em diferentes pontos da cidade. As operações tiveram como foco coibir o uso de escapamentos adulterados, reduzir o barulho excessivo nas vias e aumentar a segurança viária.
As fiscalizações aconteceram nos bairros de Santa Rosa, Fonseca, Pendotiba, São Francisco, Cantagalo, Itaipu, Piratininga e Centro, com a participação da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, 12º Batalhão, Proeis e Segurança Presente.
Ao todo, foram realizadas oito operações entre os dias 9 e 30 de janeiro. Durante esse período, 951 motociclistas foram abordados. Desses, 109 foram autuados por infrações diversas, como escapamento adulterado, falta de Carteira Nacional de Habilitação e transposição de bloqueio policial.
Como resultado das abordagens, 37 motocicletas foram recolhidas ao depósito por apresentarem irregularidades que impediam a circulação. Em algumas ações, condutores conseguiram regularizar a situação dos veículos no próprio local da fiscalização, com a substituição do cano de descarga e correção de pendências.
Para o presidente da NITTRANS, Nelson Godá, as ações são fundamentais para garantir mais tranquilidade à população.
“Essas operações têm como objetivo principal reduzir o barulho excessivo nas ruas e aumentar a segurança no trânsito. Estamos seguindo a determinação do prefeito de intensificar a fiscalização e atuar de forma permanente em diferentes regiões da cidade para proteger quem circula e quem mora em Niterói”, afirmou.
A NITTRANS reforça que a fiscalização continuará sendo realizada de forma contínua e orienta os motociclistas a manterem seus veículos de acordo com a legislação de trânsito, respeitando as normas e contribuindo para um ambiente urbano mais seguro e silencioso.
Foto: Rodrigo Kastrup