Mateus, agente virtual da NitTrans, visitou escola no Barreto.
O agente virtual Mateus, figura principal do projeto Travessia Segura, visitou a UMEI Rosalina de Araújo, no Barreto. O evento é parte do Setor Educacional da NitTrans que leva a alunas e alunos as noções de trânsito formando pedestres e motoristas do futuro, numa conscientização de que, no Trânsito, a repressão funciona em parte porque a Educação é o fundamento mais importante para tornar a mais humana a circulação nas ruas e estradas.
Leila Martins, diretora-adjunta, informa que a escola foi inaugurada em 1975 e tem 280 (15 deles, especiais) alunos estudando em dois turnos. São crianças de três a seis anos com excelente aproveitamento escolar. A maioria mora na região do Barreto mas, há alguns de municípios vizinhos, como São Gonçalo e Maricá. Leila Aguiar é a diretora geral.
As crianças cercaram Mateus com muita curiosidade e receberam informações sobre o uso do cinto de segurança, utensílio do qual nunca devemos abrir mão. Maria Eduarda, seis anos, disse que já sabe o que significam as cores dos sinais. Vermelho, o carro para. Amarelo, atenção. Verde, o carro segue. Portanto, só se atravessa a rua quando o sinal estiver fechado para os veículos.
Caio Santos disse que sempre recomenda ao pai que não beba quando for dirigir e Jéssica Fernandes lembrou que sempre segura na barra de ferro quando está no ônibus.
No final da palestra, crianças e professoras ganharam o Kit NitTrans com histórias em quadrinhos sobre o Código de Trânsito Brasileiro e orientações de como agir sendo pedestre ou motorista.