Prefeitura de Niterói realiza encontro entre diversas áreas para criação do Plano Municipal de Segurança Viária

BEA_3159.JPG

3° Workshop define metas para a construção do PMSV

A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), promoveu o 3° Workshop de construção do Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV), nesta quinta-feira (4). O encontro contou com a colaboração da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), através do Laboratório de Inovação (LabNit) da Escola de Governo e Gestão (EGG).

O plano tem como missão tornar Niterói uma cidade mais sustentável, ativa e com um trânsito seguro e eficiente que compartilhe, de forma respeitável, o espaço viário entre os diversos modais. O presidente da Nittrans, Gilson de Souza, explica que os encontros fazem parte da construção e estruturação do PMSV.

"Estamos construindo um plano sólido e que leva em consideração as particularidades da cidade. Desde o ano passado, temos realizado encontros sistemáticos que envolvem diferentes atores da gestão pública para buscar meios de contribuir com a segurança viária da cidade, em favor da população. A construção desse plano leva em conta as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030", explicou Gilson de Souza.

O terceiro encontro debateu ações sobre Mobilidade Urbana abrangendo temas como a revisão das velocidades regulamentadas e a identificação dos locais para implantação de zona 30. De acordo com a diretora de Planejamento da Nittrans, Amanda Machado, o envolvimento de diversos setores públicos nessa etapa de criação para que se tenha um plano que contemple uma visão macro da cidade.

"É importante que tenhamos o máximo de atores envolvidos pois o PMSV é um projeto multidisciplinar que tem como objetivo a criação de um plano abrangente e que pensa em todas as esferas de atividade do cidadão", declarou Amanda.

A construção do Plano Municipal de Segurança Viária teve início em abril de 2023. Para 2024, a meta é debater e definir os pilares que vão nortear o PMSV: Mobilidade Sustentável e Vias Seguras, Comunicação e Educação, Operação e Fiscalização e Rede de Cuidado e Apoio ao Cidadão e Pós-sinistro.

A equipe do LabNit ficou responsável pela organização da dinâmica de criação de metas entre os grupos participantes.

"Nosso objetivo de hoje é sair com o esqueleto das metas do pilar de mobilidade. Usamos a metodologia de oficinas e atividades livres para estruturar metas e depois fechar em uma seleção com as melhores sugestões de cada grupo. A Seplag veio ajudar a configurar a estruturação das metas utilizando a metodologia do plano de metas da prefeitura", contou Luiz Otávio Monteiro, do LabNit.