top of page

NitTrans realiza abertura do Mês da Mobilidade em Niterói

IMG_0345.JPG

Cerimônia aconteceu com show de humor na Sala Nelson Pereira dos Santos

 

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta segunda-feira (18), na Sala Nelson Pereira dos Santos, a abertura oficial do Mês da Mobilidade. Desde o início de setembro, o município intensificou as ações de educação para o trânsito. Com o slogan “No trânsito, Niterói escolhe a vida”, o Mês da Mobilidade terá 44 atividades sobre educação para o trânsito, segurança viária e mobilidade ativa. As atividades estão sendo realizadas pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), em parceria com outros órgãos. A abertura oficial teve show de humor da atriz Cida Mendes com a personagem Concessa, que falou sobre segurança no trânsito de forma lúdica. O transformer Bumblebee também participou do evento.

 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância da segurança no trânsito e o foco em privilegiar o transporte público na cidade. 

"O tema da mobilidade é muito importante porque é uma questão que salva vidas. Niterói escolhe a vida é uma frase que faz a gente refletir. Estamos trabalhando diversas ações de educação no trânsito. O transporte hoje é fundamental para a vida das pessoas. Tem a ver com o acesso ao emprego, com o direito de ir e vir. Precisamos preparar a cidade para essas demandas. Por isso, enviamos uma mensagem para a Câmara com o propósito de subsidiarmos parte da tarifa de ônibus, pois precisamos valorizar o transporte público em Niterói”, explicou Axel Grael.

As atividades sobre educação no trânsito e mobilidade ativa fazem alusão à Semana Nacional do Trânsito estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997. O objetivo é mobilizar todos os setores da sociedade para que todos se responsabilizem por um trânsito mais seguro.

 
De acordo com o presidente da NitTrans, Gilson de Souza, as atividades do Mês da Mobilidade em Niterói têm o objetivo de promover o respeito entre motoristas, ciclistas e pedestres. 


"Essa é uma semana importante porque no país inteiro celebramos a mobilidade. Em Niterói, fazemos um mês inteiro de mobilidade, com várias ações nas escolas e nas ruas. Queremos conscientizar a população. Empatia é melhor palavra para sintetizar a mensagem que queremos em Niterói. Empatia é fundamental no trânsito. O respeito é fundamental para a segurança de todos", ressaltou Gilson de Souza. 


Nas duas primeiras semanas, centenas de crianças de escolas municipais participaram de atividades dentro e fora das salas de aula, com direito a uma visita ao Centro de Controle Operacional da Ecoponte. Elas participaram de brincadeiras na mini-pista, que imita uma cidade em miniatura.

 

As ações também incluem a capacitação de motoristas de ônibus colocados no lugar de ciclistas para perceberem a sensação de ter um grande veículo passando tão perto. Os motoboys e ciclistas de deliverys vão receber noções de segurança viária, educação, legislação de trânsito e primeiros socorros. 

No final de semana passado, mais de 50 pessoas participaram da Pedalada Inclusiva, no Parque Orla de Piratininga (POP), com o objetivo de promover a inclusão e o entretenimento de pessoas com deficiência. A programação do mês também incluiu atividades com crianças e famílias no Campo de São Bento, teatro, pedalada infantil, ação na ponte com a Polícia Rodoviária Federal e equipe da Lei Seca, entre outras.

bottom of page