top of page

NitTrans lança aplicativo de monitoramento de trânsito em Niterói

imagem site.jpg

Plataforma mostra condições de tráfego na cidade em tempo real por meio de câmeras instaladas pela Prefeitura

A NitTrans lança ao público nesta quinta-feira, 27 de janeiro, o aplicativo AppNitTrans, que oferece livre acesso a imagens em tempo real de 28 câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) e mostra informes sobre condições de trânsito publicadas no Twitter da NitTrans.

O objetivo é oferecer ao cidadão de forma gratuita e transparente a possibilidade de monitorar os principais corredores viários da cidade a partir da mesma tecnologia de gestão de trânsito utilizada pela NitTrans. Na plataforma, ao clicar nos pontos sinalizados em um mapa de Niterói, o usuário acessa as mesmas imagens transmitidas aos operadores que trabalham no monitoramento da cidade no CCO Mobilidade.

O presidente da NitTrans, Gilson Souza, comenta o trabalho de modernização que vem sendo desenvolvido pela empresa: “Nós estamos implementando novas tecnologias em todos os nossos serviços, assim como preza a Prefeitura de Niterói em todas as áreas de atuação. O aplicativo AppNitTrans vem justamente para ser mais um passo no processo de inovação tecnológica na gestão da NitTrans, que tem como princípios a modernização e a transparência”.

A engenheira e diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, conta que o projeto foi desenvolvido sem custos, a partir do conceito de Smart City, com otimização orçamentária. “Cidade inteligente é aquela que não desperdiça recursos. Esse aplicativo foi desenvolvido a partir do trabalho interno de inteligência, com tecnologia já aplicada no CCO e adaptada para que seja disponibilizada à população”.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com a empresa Engie e hospedado na plataforma própria de sites da Prefeitura  de Niterói pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, pode ser acessado por meio do endereço eletrônico appnittrans.niteroi.rj.gov.br no navegador Google Chrome para usuários Android ou no navegador Safari para usuários iOS (Apple).

Para instalar o aplicativo na plataforma Android, ao abrir a tela principal basta clicar no menu lateral e, em seguida, em 'Instalar Aplicativo'. Usuários iOS devem clicar no ícone 'Compartilhar' do sistema operacional em seguida na opção 'Adicionar à Tela de Início' e em 'Adicionar'. Acesse o passo a passo para a instalação nos dois sistemas através do link:https://is.gd/zCqA6U. 

bottom of page