FAKE NEWS: Em vídeo, homem mente sobre instalação de radar em Niterói

É mentiroso o vídeo em que um homem afirma sobre a instalação de radar na Avenida Marques do Paraná, no Centro de Niterói. Nada do que de escuta no vídeo é verdade. Não há na cidade de Niterói radares de velocidade instalados pela Prefeitura de Niterói, e também não há equipamentos deste tipo em fase de instalação.

O vídeo começou a circular recentemente nas redes sociais e em grupos de whatsapp, especialmente em Niterói, mostrando um caminhão e dois carros de serviço parados com as luzes de serviço acesas na Marquês do Paraná em período noturno. Ao longe, no vídeo, é possível ver técnicos utilizando uma escada para realizar manutenção em um Painel de Mensagens Variáveis (PMV) – há em Niterói dezesseis paineis luminosos que mostram informações sobre condições do trânsito em tempo real e outros serviços públicos municipais. Este equipamento não contém radar.

No vídeo ouve-se um homem narrar o serviço de forma a enganar a população: “Boa noite, rapaziada. Vocês de rodam aqui na Marquês do Paraná, chegando na Miguel de Frias: estão ligando o radar, valeu. Provavelmente amanhecendo o dia já vai começar a multar a galera, aí. Não se esqueçam, é 60 quilômetros. Se passar, a multa vai cantar bonito no final do mês. Tá aí, estão ligando o sensor aqui, hein”.

NOTÍCIA FALSA SOBRE RADAR.png