top of page

Prefeitura de Niterói institui o Plano Municipal de Segurança Viária   

O plano se baseia nas metas de desenvolvimento sustentável definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) 

No último dia 13, a Prefeitura de Niterói instituiu o Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV) no Diário Oficial, com vigência entre os anos de 2024 e 2030. Sua criação segue, entre outras, as diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O plano tem como objetivo o planejamento estratégico das ações da Administração Municipal, com intuito de aumentar a segurança viária na cidade.

O Plano Municipal de Segurança Viária foi construído por um comitê formado por representantes de diferentes órgãos da Prefeitura, sob coordenação da NitTrans. Sua missão é tornar Niterói uma cidade em que os moradores compartilhem respeitosamente o espaço viário, promovendo um trânsito seguro e eficiente. Os objetivos do PMSV estão definidos em quatro pilares. São eles: Mobilidade Sustentável e Vias Seguras; Educação e Comunicação; Operação e Fiscalização de Trânsito; Rede de Cuidado ao Cidadão e Atendimento Pós-sinistro.

Entre as ações propostas, estão o planejamento e implementação do desenho das vias urbanas, dando prioridade ao transporte ativo e coletivo, à conscientização da população sobre o respeito à legislação e sobre a responsabilidade compartilhada. Além disso, o plano também tem como objetivo aprimorar o atendimento nos sinistros de trânsito, garantindo uma rede de cuidados humanizada ao cidadão.

Para a Diretora de Planejamento de Transporte e Trânsito e Infraestrutura Viária da NitTrans, Amanda Machado, a criação do PMSV é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de Niterói. 

“A criação do Plano Municipal de Segurança Viária é uma conquista para todos os cidadãos. Esta ação mostra o comprometimento da administração municipal em promover um trânsito mais seguro e eficiente. Niterói é a segunda cidade estado a apresentar um PMSV que envolve diversos setores com o propósito de aperfeiçoar todas as esferas que integram o conceito de segurança viária”, explica Amanda. 

Durante 2024, o comitê continuará trabalhando no desenvolvimento do PMSV fazendo levantamento de dados estatísticos e realizando estudos para estabelecer as metas que deverão ser atingidas até 2030.

bottom of page