Segunda jornada

Etapa da capacitação em Educação para o Trânsito teve como tema os aspectos jurídicos e pedagógicos no trânsito

A segunda rodada da 2ª Jornada de Capacitação em Educação para o Trânsito para docentes de Niterói, realizada nesta terça-feira, 17, contou com palestra da ex-policial federal e advogada Marisa Dreys e do advogado e professor de Direito Penal Carlos Nicodemos.

A professora Ana Paula Duarte, que leciona na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Eduardo Campos, elogiou a iniciativa. “No primeiro momento, quando recebi o ofício convidando para a jornada, achei que seria algo desgastante sobre aprender leis de trânsito. Mas não é nada disso. Aprendi a ter um olhar diferenciado sobre o que é o trânsito e a me atentar à sinalização, por exemplo. Acho que os professores deveriam vir para dar continuidade a este movimento nas escolas, transmitindo a educação no trânsito para os estudantes”.

A jornada é gratuita e acontecerá também nos dias 24 de abril e 08 e 15 de maio. As inscrições estão abertas para os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Universitários. Para se inscrever é necessário entrar em contato através do email: nittrans.educacaoparaotransito@gmail.com, ou pelo telefone: (21) 2621-5558 ramal 231.

Mudança de cultura

Os palestrantes falaram de forma dinâmica sobre o tema ‘Aspectos Jurídicos e Pedagógicos da Criança e do Adolescente no Trânsito’ e abordaram assuntos como a segurança no trânsito para crianças e adolescentes, educação para o trânsito e questões legais nas vias.

A advogada, que mostrou vídeos com histórias reais de acidentes no trânsito e respondeu dúvidas do público presente, acredita que o trânsito pode ser mudado. “Estar no trânsito é uma forma de relação, uns com os outros. A transformação está na capacidade das pessoas em buscar as mudanças necessárias. A questão cultural nos orienta, mas não é porque é cultural que não pode ser mudado”, afirmou Marisa.

Ao falar sobre a observação das leis em vias públicas, Nicodemos alertou que a mudança para um comportamento mais adequado exige mais do que regras e normas. “A lei por si só não resolve as demandas sociais. Ela é uma etapa do processo de transformação. A grande alavanca está na cultura e educação”.

Marisa Dreys elogiou a iniciativa da NitTrans e contou porque faz questão de participar da jornada de capacitação: “Este é um trabalho de importância vital. Estamos falando de vidas. Quando um órgão administrativo se une a um órgão de educação, é um casamento que não poderia ser melhor. Isso demonstra a figura do estado se colocando positivamente a fim da organização do trânsito, da organização da cidade, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o trânsito da cidade, que precisa ser um lugar agradável e seguro para viver. Agradeço imensamente à Prefeitura de Niterói, à Secretaria de Educação e à NitTrans por estarem promovendo esse evento tão bacana. Como cidadã, fico orgulhosa”.