Semana Nacional de Trânsito 2016

A Semana Nacional de Trânsito 2016 acontecerá entre os dias 18 e 25 de setembro. Pelo quarto ano consecutivo, a Nittrans promove o evento com palestras, atividades externas, distribuição de folhetos explicativos, adesivos e uma ampla campanha de conscientização.  A Semana está prevista no Código de Trânsito Brasileiro mas Niterói é uma das poucas cidades promovendo esse encontro que tem por objetivo estimular a reflexão de motoristas, pedestres, ciclistas e população em geral sobre a humanização e o respeito às regras de trânsito.

No dia 20/09, às 10 horas – no Auditório João Sampaio, ao  lado da Rodoviária de Niterói - o presidente da NitTrans, coronel PM Paulo Afonso Cunha falará sobre o Código de Trânsito Brasileiro no Contexto do Direito Administrativo da Ordem Pública.

“Será uma semana importante para debatermos sobre o trânsito e as consequências para quem não obedece às leis com distribuição de informativos mais ações educacionais. Sempre afirmo que a educação é a principal arma contra os acidentes de trânsito. Aprender, respeitar e agir. Assim construiremos um trânsito melhor” afirma o presidente da NitTrans.

Investir na Educação é uma das estratégias da NitTrans para reduzir os acidentes e, por três anos consecutivos, conseguiu uma diminuição significativa de quase 80%.  Para isso, além da Educação, promove palestras com os agentes e operadores, implantou reversíveis como a da Roberto Silveira, do Parque da Colina, da Avenida Sete e do Cafubá.

O cel. Paulo Afonso lembra que é preciso remover imediatamente acidentes, veículos em pane ou com pneu furado.  “A mobilidade urbana representa um avanço contra a fadiga do trabalhador que não pode perder tempo em congestionamentos. Na hora de lazer também.  Para facilitar o lazer, a NitTrans implantou a reversível no Parque da Colina, na volta da praia, nos finais de semana e feriado. E, no mesmo período, liberou o estacionamento no entorno do MAC com a interdição de uma faixa.  Nesse trabalho, a intervenção do agente da NitTrans é imprescindível.  Por exemplo, o artigo 89 do Código de Trânsito Brasileiro garante prioridade aos gestos e apitos do agente de trânsito na sinalização.  Na Alameda, ao perceber que o fluxo está comprometido, o agente autoriza carros particulares na seletiva.  Há críticas apontando tal procedimento como anulação da seletiva.  Pelo contrário, o ônibus – quando chega o fim da seletiva e precisa sair dela – não encontra retenção o que causaria engarrafamento na via exclusiva.  O trabalhador não fica preso dentro de um ônibus engarrafado porque todas as pistas têm fluidez.”

É bom lembrar que as autuações por radares são anuladas em relatório do supervisor informando o horário em que houve a liberação da circulação de veículos particulares na seletiva.

- Instituições apoiam.

Com o tema “Eu sou + Um. Por um Trânsito + Seguro” , a Semana 2016 tem o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT), EcoPONTE, Polícia Rodoviária Nacional, AutopistaFluminense, Águas de Niterói, Tio Sam, Federação de Ciclismo, Biblioteca Pública de Niterói, Movimento do Otimismo, Imprensa Oficial, Moto Clube Bodes do Asfalto e Porto Seguro

- Palestras

As palestras serão em auditórios como o Salão Piratininga onde, no dia 24 de setembro, o escritor e professor Leandro Karnal falará sobre A Liquidez do Mundo e a Ética das Relações Humanas com o Trânsito e Meio Ambiente. (Para essa palestra, Informações e inscrições gratuitas no telefone: (21) 27096447) ou no Correio Eletrônico: eventos@tiosam.com.br

No auditório Prefeito João Sampaio, dia 23 de setembro, Roseli Oliveira da Silva apresentará Mecânica para Mulheres, um tema atual e do maior interesse numa época quando as mulheres são uma parcela expressiva no mercado de trabalho automotivo e na condução de veículos.

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito 2016 está no portal da NitTrans cujo acesso se faz através do link