Niterói terá Semana Nacional do Trânsito virtual

Conteúdos têm foco em mobilidade consciente

Depois do sucesso alcançado em 2019 com a realização de 53 eventos públicos durante a Semana Nacional do Trânsito, este ano as ações pela data ficarão restritas ao ambiente virtual, como forma de prevenir a transmissão do coronavírus. Entre 18 e 25 de setembro a NitTrans vai publicar em seu site (www.nittrans.niteroi.rj.gov.br) conteúdos preparados em parceria com órgãos da Prefeitura e instituições parceiras, com o objetivo de uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade com sustentabilidade.

O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, fala sobre a importância da agenda: "A NitTrans pela oitava vez consecutiva está preparando muitos eventos para a Semana Nacional do Trânsito, mas desta vez será pelo nosso site. Vamos participar desta semana com muita alegria e entusiasmo, e continuar na trajetória de diminuição do número de acidentes de trânsito", convocou o presidente.

Entre os materiais haverá vídeos sobre como transitar de bicicleta com segurança em áreas urbanas, sobre os impactos do teletrabalho (home office) na mobilidade urbana, sobre manutenção preventiva e higienização de veículos e sobre manutenção e cuidados com a bicicleta. Para as crianças haverá vídeos com oficina de produção de histórias em quadrinhos com o tema trânsito utilizando materiais comuns em casa e contação de histórias com mensagens sobre respeito ao trânsito e incentivo ao uso da bicicleta.

Em 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, será lançada a campanha “Vá de bike", de incentivo ao uso da bicicleta, meio de transporte sustentável considerado eficiente na prevenção ao coronavírus.

A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, diz que estamos em um momento de focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. "Todas as pessoas que participam do trânsito desejam um ambiente de qualidade, e para que isso se torne realidade estas mesmas pessoas devem fazer a sua parte. No trânsito, boas atitudes têm o poder de promover o respeito e a cidadania”, conceitua .

SNT

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre 18 e 25 de setembro, e em Niterói já foram realizadas sete edições. Há três anos o município aderiu também ao evento nacional ‘Virada da Mobilidade’. Este ano a mensagem a ser difundida é “Perceba o risco, proteja a Vida”.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da Semana Nacional do Trânsito é promover a conscientização do cidadão no trânsito, destacar a importância das boas ações no trânsito no cotidiano e valorizar a segurança viária como forma de garantir a vida e a saúde de todos.

Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020 - Terminal Rodoviário Roberto Silveira.