FALE CONOSCO
Semana Nacional de Trânsito 2015.
Participe da Semana Nacional de Trânsito de 18 a 27 de setembro. Ciclo de palestras, atividades externas, simuladores, passeio ciclístico, passeio motociclístico, bandas e muito mais!! Confira toda a programação no site: www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/semananacionaldetransito2015
A NITTRANS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fundação Municipal de Educação, Vice Prefeitura, Niterói de Bicicleta, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Biblioteca Pública de Niterói, Secretaria Municipal de Cultura, Polícia Rodoviária Federal, Moto Clube Bodes do Asfalto, Porto Seguro e ECO Ponte prepararam uma Semana Nacional de Trânsito repleta de novidades, cujo lema
“Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”, é uma convocação pela vida.
III Semana da Mobilidade
A III Semana da Mobilidade, iniciativa do Programa Niterói de Bicicleta, é um evento que acontece anualmente onde questões relacionadas à mobilidade sustentável, principalmente por bicicleta, são discutidas. A programação completa pode ser acessada através do site: niteroidebicicleta.rj.gov.br/semanadamobilidade2015
Data: 22 a 27 de Setembro de 2015.
"Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito."
Prevista no artigo 326 da Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - a Semana Nacional de Trânsito é comemorada no período compreendido entre 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
O foco deste ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.
É importante alertar que para mudar esse quadro, dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros, condutores e agentes de trânsito). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e irá sofrer as consequências de suas escolhas.
Um dos objetivos da campanha é mobilizar toda a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável no trânsito, sensibilizando e conscientizando a população sobre os altos índices de mortos e feridos em ruas e rodovias brasileiras.
A ação educativa reforça a ideia de que o trânsito é uma questão de cidadania.
Mudanças simples de atitude de motoristas, pedestres e ciclistas podem diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito.
A Campanha faz parte das ações nacionais da “Década para a Redução das Mortes no Trânsito”. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de resolução, instituiu o período de 2011 a 2020 para redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito.