Dia Internacional do Ciclista
- ASCOM
- 15 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Niterói caminha para ser uma cidade cada vez mais sustentável
Hoje, 15 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Ciclista. A bicicleta é um meio de transporte altamente sustentável, carbono zero e, durante a pandemia, tem sido um grande aliado na prevenção à contaminação pelo coronavírus. Desde 2013, a prefeitura de Niterói tem realizado grandes investimentos buscando incentivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte, como a criação do Programa Niterói de Bicicleta, que pensa nos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla, à qualidade do espaço urbano da cidade.
Ao todo, são 45 km de malha cicloviária em toda a cidade. No ano passado, foi inaugurada a ciclovia da Av. Marquês do Paraná, via importante que liga o bairro de Icaraí ao centro de Niterói. Assim, o trajeto entre a zona sul e as Barcas ficou totalmente interligado por ciclovias e ciclofaixas.
Além das ciclovias, a prefeitura inaugurou em 2017 o Bicicletário Araribóia, que conta com mais de 446 vagas cobertas no Centro da cidade. Atualmente, o Bicicletário já alcançou mais de 10.000 usuários com bicicletas cadastradas. O Bicicletário tem um projeto de ampliação, e passará a oferecer 948 vagas, 502 a mais do que as atuais. A prefeitura também investiu na instalação de 1200 vagas de paraciclos em toda a cidade.
Este ano foi anunciada a construção do Sistema Cicloviário da Região Oceânica. No total, serão construídos mais 60 quilômetros de malha cicloviária, que compreende a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, bicicletários fechados e paraciclos ao longo de toda a Região Oceânica, totalizando mais de 100 km em toda cidade. Neste mês, começam as obras da primeira etapa do Sistema Cicloviário, onde serão construídos 21 km de ciclovias.

Comments