top of page

Dia Internacional do Ciclista

Niterói caminha para ser uma cidade cada vez mais sustentável


Hoje, 15 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Ciclista. A bicicleta é um meio de transporte altamente sustentável, carbono zero e, durante a pandemia, tem sido um grande aliado na prevenção à contaminação pelo coronavírus. Desde 2013, a prefeitura de Niterói tem realizado grandes investimentos buscando incentivar a população a utilizar a bicicleta como meio de transporte, como a criação do Programa Niterói de Bicicleta, que pensa nos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla, à qualidade do espaço urbano da cidade.


Ao todo, são 45 km de malha cicloviária em toda a cidade. No ano passado, foi inaugurada a ciclovia da Av. Marquês do Paraná, via importante que liga o bairro de Icaraí ao centro de Niterói. Assim, o trajeto entre a zona sul e as Barcas ficou totalmente interligado por ciclovias e ciclofaixas.


Além das ciclovias, a prefeitura inaugurou em 2017 o Bicicletário Araribóia, que conta com mais de 446 vagas cobertas no Centro da cidade. Atualmente, o Bicicletário já alcançou mais de 10.000 usuários com bicicletas cadastradas. O Bicicletário tem um projeto de ampliação, e passará a oferecer 948 vagas, 502 a mais do que as atuais. A prefeitura também investiu na instalação de 1200 vagas de paraciclos em toda a cidade.


Este ano foi anunciada a construção do Sistema Cicloviário da Região Oceânica. No total, serão construídos mais 60 quilômetros de malha cicloviária, que compreende a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, bicicletários fechados e paraciclos ao longo de toda a Região Oceânica, totalizando mais de 100 km em toda cidade. Neste mês, começam as obras da primeira etapa do Sistema Cicloviário, onde serão construídos 21 km de ciclovias.


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page