top of page

Mês da Mobilidade mobilizou moradores de Niterói em atividades voltadas para a Educação no trânsito

O passeio ciclístico realizado no último domingo reuniu mais de 10 mil pessoas


Depois de um mês repleto de atividades, se encerra hoje o Mês da Mobilidade em Niterói. A programação, idealizada pela Nittrans e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, contou com 46 atividades de Educação para o Trânsito, Segurança Viária e Mobilidade Ativa que contemplaram os diferentes públicos. As agendas aconteceram em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro.


O passeio ciclístico que aconteceu no último domingo (25) reuniu mais de dez mil pessoas, moradores de Niterói e de outros municípios da região metropolitana, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Ciclistas de diversas faixas etárias fizeram um trajeto de 19 quilômetros, saindo da Concha Acústica, no Gragoatá, até o Túnel Charitas-Cafubá, onde retornaram para o local de partida.


A programação contou ainda com um Workshop para motoristas de ônibus, onde eles puderam trocar de lugar com ciclistas, em uma dinâmica onde os motoristas estavam em uma bicicleta presa ao chão enquanto os ônibus passavam próximo a eles. A atividade teve como meta abordar a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e da atualização da legislação. A Nittrans também organizou um concurso de poesias e rimas com a temática Mobilidade e Sustentabilidade.


Também foi realizada uma Roda de Conversa em parceria com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, onde foi discutida a importância da mobilidade para as mulheres em um mundo machista. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta também realizou no último sábado (24) o Dia da Bicicleta no Campo de São Bento. O evento Dia da Bicicleta no Campo de São Bento aconteceu no próximo sábado (24) contou com uma série de atividades como a escola Bike Anjo e exposição de bikes históricas, além de interação entre ciclistas de todas as idades.


Ainda, a equipe de Educação Para o Trânsito da Nittrans palestrou em 10 escolas das redes pública e privada de Niterói. Neste mês também foi lançado o projeto 'Educação para o Trânsito vai à comunidade', onde a equipe deste setor levou informação sobre segurança viária e atividades para três comunidades do município. Também foi inaugurada durante o Mês da Mobilidade a primeira mini pista fixa de Niterói, no Espaço Nova Geração. A implantação desta ferramenta visa conscientizar crianças e adolescentes sobre segurança viária por meio da representação de um ambiente urbano em um desenho no chão.


As atividades elaboradas para crianças e adolescentes foram divididas por faixa etária e buscaram de maneira didática ensinar a importância do trânsito e do respeito às leis para a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Alunos da rede pública municipal participaram de oficinas de Contação de Histórias e Montagem de Quadrinhos com a temática de educação para o trânsito, visitaram ao Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) e o museu da Ponte Rio-Niterói e o CCO da Ecoponte e assistiram ao espetáculo ‘Guela Seca’, que fala sobre sustentabilidade, na última terça (27).

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page