NitTrans forma primeira turma em Educação para o Trânsito e Sustentabilidade

Projeto realizado com estudantes de escolas municipais de Niterói terá novos módulos em 2022

Na última sexta, 10 de dezembro, foi realizada a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados de participação da primeira turma do projeto 'Capacitação em Educação para o Trânsito e Sustentabilidade', do Programa Cidade Educadora, parceria entre a Secretaria de Educação, a NitTrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A capacitação foi dividida em quatro módulos realizados no contra-turno escolar e tem como objetivo oferecer um processo de aprendizado e educação integral aos alunos da rede municipal. No primeiro módulo os alunos aprenderam sobre a legislação de trânsito, com foco em direitos e deveres ao ocupar diferentes posições nas vias, sejam como pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas ou passageiros.

Além disso, foi apresentado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta o módulo ‘Mobilidade Ativa e a Cidade’, que abordou os benefícios da utilização da bicicleta como meio de transporte, a diferença entre ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota e os projetos desenvolvidos pela mesma para incentivar e garantir a segurança no uso da bicicleta como meio de transporte pelos moradores de Niterói.

O curso também ofereceu aos alunos dois módulos práticos: foi realizada uma visita ao Centro de Controle Operacional de Niterói, onde os alunos aprenderam sobre a operação de trânsito e o funcionamento das câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos da cidade. Também, os adolescentes participaram de um curso básico em mecânica para bicicletas, oferecido pelo Fika Bike Café.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, comentou a importância da realização de projetos em parceria com outras secretarias e instituições para a formação dos alunos da rede municipal, destacando que a educação não se restringe ao espaço da escola e deve ser vivida e desenvolvida em toda a área da cidade.

“O programa vem para consolidar Niterói como uma cidade educadora. A escola é um escritório de afirmação para o direito à cidade. E não é possível entrar neste tema sem envolver a mobilidade. A parceria com a NitTrans é estruturante para várias ações que queremos desenvolver, para que cada vez mais nossos alunos, e assim suas respectivas famílias, possam acessar novas experiências, espaços e ambientes que a cidade pode proporcionar. E, para isso, é necessário que as pessoas possam se deslocar com segurança, por isso a educação para o trânsito é tão importante”.

O Presidente da NitTrans, Gilson Souza, expressou durante sua fala o poder de transformação que a educação tem na vida das crianças e adolescentes. “Fico muito contente com esta parceria firmada entre a NitTrans e a Secretaria de Educação, e agradeço a oportunidade de possibilitar mais um projeto consolidado e de sucesso em minha gestão. A educação transforma e é feita de parcerias. Deixo aos alunos a sugestão de que aproveitem as oportunidades que estão por vir”.

Presente no evento, o subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional da secretaria de Educação, Tiago Risso, falou sobre o valor da educação. “Nós acreditamos muito no Programa Cidade Educadora. Ele foi pensado para promover outras formas de conhecimento, que levassem os alunos a um aprendizado ativo, leve e dinâmico e que desenvolvesse a criatividade. A educação é o valor que ninguém é capaz de retirar de vocês. Investir na educação é um valor, e é o que a atual gestão vem fazendo, com o apoio formado entre as diversas secretarias”.

A aluna do 9º ano da escola Municipal Altivo César, Julia Maia, que participou do curso, diz que a experiência foi inovadora: "Pudemos aprender sobre temas com os quais nunca tivemos contato, de forma divertida, interativa e muito prazerosa. Conhecer a equipe do programa cidade educadora e da NitTrans foi uma experiência ótima”.

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora de educação em sustentabilidade da secretaria municipal de educação, Juliana Martins, que apresentou o Programa Cidade Educadora. “O programa visa oportunizar momentos e aprendizados diferenciados para os alunos da rede municipal no contra-turno escolar, potencializando a educação integral, visando seus processos formativos e a oportunidade deles vislumbrarem novas possibilidades”.

Também estiveram presentes a diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, a chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, e a assessora técnica da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.