top of page

NitTrans lança pesquisa para a construção do Plano Municipal de Segurança Viária

A consulta está sendo realizada pela plataforma Colab e visa extrair a percepção dos cidadãos acerca da Segurança Viária na cidade


Desde a última sexta-feira (15), está disponível para a população a consulta pública que irá auxiliar na construção do Plano Municipal de Segurança Viária de Niterói. O questionário é online, e pode ser respondido pelo aplicativo Colab ou pela web no link: consultas.colab.re/pmsv até o dia 15 de outubro.

A pesquisa busca entender os diferentes fatores que influenciam a percepção da população sobre a Segurança Viária.

As perguntas abordam, entre outros, quais são os modais de transporte mais usados na cidade e o nível de segurança na utilização de cada um, além da importância de ações e medidas de educação para o trânsito na construção de um trânsito mais seguro. Os resultados farão parte do levantamento de dados que serão utilizados na elaboração do plano.

A diretora de Planejamento e Infraestrutura Viária da NitTrans, Amanda Machado, ressalta a importância da participação da população por meio da consulta para a construção de um plano de segurança eficaz:

"A pesquisa tem o objetivo de identificar as dores e fragilidades dos municípios pela percepção deles em relação à Segurança Viária da cidade. Por meio desse resultado, teremos um diagnóstico mais aderente à sensação da população a fim de melhor direcionar as ações do Plano", explica Amanda.

Plano Municipal de Segurança Viária

Em abril, foi criado o Comitê de Implantação do Plano Municipal de Segurança Viária da cidade, que tem a finalidade de conduzir os estudos para criação do Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV).

O objetivo principal do PMSV será criar diretrizes para redução do número de acidentes graves e mortes no trânsito. O comitê será coordenado pela Nittrans e trabalhará a partir de diagnósticos para estabelecer um cronograma de trabalho, ações e metas que servirão de base para a elaboração do PMSV.

O comitê é formado por representantes da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Coordenadoria Geral de Comunicação e Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Consultas públicas e outras formas de colaboração por parte da população serão realizadas ao longo da construção do plano.


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page