top of page

NitTrans participa de ação de conscientização no trânsito

Atividade aconteceu de forma teatral em faixas de pedestre próximas às escolas

Durante esta semana, a equipe de Educação para o Trânsito da Niterói Trânsito e Transportes (Nittrans) participou de uma ação de conscientização que aconteceu em faixas de pedestres próximas às escolas da cidade e também contou com o suporte dos operadores nas vias. A atividade foi uma parceria com a Companhia Teatral Artecorpo, uma das contempladas no Edital Saúde e Cultura, da Prefeitura de Niterói.


A ação foi desenvolvida nos bairros de Icaraí (Rua Miguel de Frias) e também no Barreto (Rua Dr. Luiz Palmier). Priscila Rocha, chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, conta que nesta época do ano, há o retorno gradativo das aulas.


“Todos os semestres, nossa equipe realiza atividades de conscientização no trânsito próximas às escolas de Niterói. Fomos procurados pelo grupo Artecorpo para participar das esquetes teatrais e sugerimos que as apresentações fossem em locais que sabemos que, neste período de volta às aulas, há grande fluxo de veículos e pedestres e, com o aumento do fluxo, conflitos”, explicou.


Priscila ressalta ainda a relevância de ter, em um edital voltado para a saúde, um eixo que leve em consideração a segurança viária, conscientização e educação para o trânsito.


“Isso reforça ainda mais a importância de orientar e conscientizar para que veículos, motocicletas, ciclistas e pedestres tenham atitudes responsáveis e empáticas no trânsito. Só através do respeito que faremos um trânsito com menos conflitos e, consequentemente, menos sinistros”.


A Artecorpo foi uma das contempladas no edital lançado pela Prefeitura. A cia tem 21 anos de atuação em Niterói e realiza espetáculos para todas as idades. No edital, a cia optou por trabalhar em algo que estivesse dentro da categoria violência.


“O diálogo com o público é uma das marcas da cia que está sempre com a escuta atenta e pronta para interagir. No edital Saúde e Cultura, fizemos uma parceria com a Di Paula Artes para apresentarmos uma intervenção cênica sobre violência no trânsito. Aproveitamos esse desejo de utilizar a rua como espaço cênico e propusemos uma cena para os motoristas que acontecesse na Faixa de Pedestres na duração do sinal fechado”, disse Rachel Palmeirim.


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page