top of page

NitTrans realiza ajustes nos trajetos do BHLS

Ciclistas terão pista de treinamento no túnel Charitas-Cafubá; e ‘Onda Verde’ prioriza ônibus no Corredor Transoceânico


Para dar mais segurança aos ciclistas niteroienses em seus treinamentos de ciclismo de estrada, a Área de Proteção aos Ciclistas de Competição (APCC) da orla de São Francisco será transferida para as faixas seletivas do túnel Charitas-Cafubá a partir do dia 1° de julho. Os atletas poderão utilizar as pistas dos ônibus nas duas galerias, entre 4h e 6h, mesmo horário em que utilizavam a faixa da esquerda da Avenida Quintino Bocaiuva. A decisão faz parte de uma série de ajustes viários promovidos pela NitTrans, iniciados em maio, ao longo dos trajetos por onde passam os ônibus que operam as linhas do BHLS.


Entre os avanços estão a instalação de um sistema ‘Onda Verde’ dedicado aos ônibus que circulam pelas pistas exclusivas do Corredor Transoceânico. Os semáforos instalados nos 27 cruzamentos ao longo da via contam agora com tecnologia que identifica a aproximação dos ônibus e aciona a luz verde do sinal. Em maio, primeiro mês de funcionamento do sistema, a redução de tempo no trajeto foi de em média 20% dentro do corredor exclusivo, onde há 13 estações de embarque e desembarque.


A diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, explica que a abertura dos semáforos na ‘Onda Verde’ não acontecerá de modo repentino. “O tempo para abertura leva em consideração a distância ideal para identificação dos ônibus pelo sistema, a tempo de a abertura acontecer de forma segura, com tempo para que os pedestres e veículos que estejam cruzando o corredor concluam a travessia em segurança”.


Outra medida adotada pela NitTrans foi a instalação 36 novas placas de regulamentação informando a proibição de circulação de pedestres e ciclistas no corredor exclusivo para ônibus e a realização de uma campanha de Educação Para o Trânsito voltada ao respeito às normas de trânsito. A intenção é conscientizar a população sobre os riscos da circulação irregular de pessoas, ciclistas e veículos de passeio nas pistas exclusivas do BHLS.

Durante a campanha, iniciada na última semana e que se estenderá pelo mês de junho, os ônibus que circulam pelo Corredor Transoceânico trarão em seus vidros para-brisas traseiros mensagens educativas, que também serão veiculadas em cartazes a serem afixados nas estações do BHLS.


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Nenhum tag.
bottom of page