NITTRANS realiza operação integrada de fiscalização contra motos barulhentas
- nittranscpd
- há 2 dias
- 2 min de leitura

07/05/2025- A crescente onda de motocicletas com escapamentos adulterados e excessivamente barulhentos tem se tornado um problema crítico em áreas urbanas como Niterói. O que para alguns motociclistas pode parecer uma demonstração de potência ou estilo, para a maioria da população representa um grave atentado ao sossego público e à saúde.
O impacto dessas modificações vai além do incômodo sonoro. O ruído constante e elevado perturba o descanso noturno, prejudica a concentração em ambientes de trabalho e estudo, e eleva os níveis de estresse da comunidade. Estudos apontam que a exposição prolongada a altos decibéis pode contribuir para problemas cardiovasculares e auditivos, afetando especialmente crianças, idosos e pessoas com saúde fragilizada.
Além das consequências para a saúde e o bem-estar, as motocicletas adulteradas infringem leis de trânsito e ambientais. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração grave conduzir veículo com silenciador defeituoso, prevendo multa e retenção do veículo para regularização. Adicionalmente, a Resolução nº 252/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece limites máximos de ruído para veículos automotores, visando a proteção da qualidade ambiental.
A fiscalização e a aplicação das leis existentes são cruciais para coibir essa prática. A conscientização dos motociclistas sobre os impactos negativos de suas ações e a importância do respeito às normas também são fundamentais. A busca por um trânsito mais civilizado e um ambiente urbano mais saudável passa, necessariamente, pelo combate às motocicletas adulteradas e barulhentas, garantindo a qualidade de vida de todos os cidadãos.
A ação do Engenho do Mato contou com a participação da NITTRANS, SEOP, Guarda Municipal , 12BPM e Segurança Presente.
Fotografia: Renata Cardoso
Comments