top of page

Volta às Aulas

 

NitTrans inicia campanha de Educação Para o Trânsito

 

A NitTrans inicia no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, a sexta edição anual da campanha Volta Às Aulas, com ações voltadas à Educação Para o Trânsito no ambiente e nos perímetros escolares de Niterói. Haverá distribuição de material didático nas imediações das escolas, uma ação de visibilidade em parceria com instituições da cidade, ações de conscientização nas ciclovias e ciclofaixas e um ciclo de palestras voltado a motoristas profissionais do transporte público.

 

“A campanha tem como objetivo fortalecer as ações de Educação Para o Trânsito neste momento em que a rotina escolar é retomada após as férias. A educação desempenha o importante papel de formar o entendimento de que o trânsito tem a participação de todos; de sugerir a adoção de um comportamento prudente no trânsito; de orientar para a construção da percepção de risco para si e para outrem quando as normas de trânsito são desobedecidas”, explica o presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha.

 

UMEIs - Ao longo de fevereiro haverá distribuição de material didático no entorno das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) da cidade. Servidores da NitTrans e voluntários de instituições parceiras distribuirão livretos com orientações sobre segurança no trânsito. A campanha é dirigida aos responsáveis pelos alunos e aos motoristas, motociclistas e ciclistas que trafegam nos perímetros escolares da cidade.

A ideia é orientar a comunidade escolar sobre regras básicas de trânsito. Serão abordados temas sobre os cuidados na travessia da via, uso do cinto de segurança, uso de equipamentos de proteção pelos motociclistas, proibição do uso do celular ao volante e também informar sobre transporte escolar seguro e legalizado.

 

Visibilidade - A ação de visibilidade intitulada ‘Os Maiores Protegem os Menores’ será iniciada neste sábado, quando cem ônibus que circulam pela cidade passarão a carregar busdoor – publicidade colada no parabrisa traseiro – com mensagens educativas voltadas à conscientização e ao respeito no trânsito. A ação é promovida em parceria por NitTrans, Programa Niterói de Bicicleta, Pedal Sonoro, Bike Anjo, Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários (Setrerj) e nove empresas de ônibus.

 

“Esta campanha foi idealizada de forma coletiva por representantes de diferentes modais de transporte da cidade, é custeada pelas empresas participantes e contempla pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de passeio e motoristas profissionais. A idéia é mostrar que todos nós fazemos parte do trânsito e por isso é interesse de todos construir um trânsito melhor”, diz a chefe do setor de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha.

 

Ciclovias - A NitTrans também realizará distribuição de material didático nas ciclovias e ciclofaixas de mais movimento da cidade. O objetivo é conscientizar os ciclistas sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de proteção, da adoção de comportamento seguro ao guiar bicicleta no espaço público e sobre direitos e deveres do ciclista no trânsito.

 

A campanha busca a conscientização, o respeito, a prevenção, redução de acidentes e proteção da vida, para a paz nos espaços urbanos. Tem como meta levar ao entendimento da população a importância e a relevante e necessária prática do bom relacionamento entre todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, buscando atenção, respeito e harmonia.

 

Palestras – Serão realizadas ao longo de fevereiro palestras de Educação Para o Trânsito para um público esperado de mil motoristas profissionais, com foco nos motoristas de ônibus da cidade. Serão abordados temas como a adoção de postura consciente no trânsito, com o objetivo de criar uma cultura de trânsito que prima pela cidadania, pela qualidade de vida e pela proteção ao meio ambiente.

 

“O trânsito está fundamentado no direito de ir e vir, e este direito deve ser reconhecido como sendo de todo cidadão, que participa desta construção com suas particularidades e singularidades. Com educação é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, promovendo um trânsito mais humano e mais cidadão”, propõe o presidente Paulo Afonso Cunha.

Praça Fonseca Ramos, s/n°, Centro de Niterói - CEP: 24.030.020 - Terminal Rodoviário Roberto Silveira.

bottom of page